sexta-feira, 25 de janeiro de 2008

O que é o paladar?

O paladar é a capacidade que permite aos animais reconhecer os gostos de substâncias colocadas sobre a língua: se são ácidas, amargas, doces ou salgadas. Para isso, existem, na língua, papilas gustativas que reconhecem estes gostos e que enviam, posteriormente, a informação para o cérebro.

Ao conjunto das sensações do gosto, aroma e das sensações tácteis químicas - percebidas na língua quando em contacto determinadas substâncias químicas -, dá-se o nome de sabor. Os cinco gostos básicos são apenas um componente que contribui para a sensação que qualquer alimento nos transmite na nossa boca - existem também outros factores que incluem o cheiro da comida, a sua textura ou a sua temperatura.

É, definitivamente, o sentido mais doce. E, mesmo não havendo nenhum sentido mais importante do que os outros – não me imagino sem poder tocar, ouvir, cheirar saborear –, é através do paladar que sei a que sabe o chocolate ou o algodão doce. Só através do paladar posso perder-me nos sabores de uma loja de gomas ou de uma chocolaterie. Só através dele posso sentir-me em casa com a boa comida portuguesa ou engelhar o nariz aos bróculos e às batatas cozidas.

Sem comentários: